Tipos de mediunidade

A mediunidade é o dom de que algumas pessoas têm de entrar em contato com o extrafísico, seja para buscar orientação ou para conseguir descobrir detalhes da vida do lado de lá. É um dom o qual a maioria das pessoas já nasce tendo, mas do qual também se pode desenvolver e estudar para ter total controle.

Apesar de parecer uma coisa única, a mediunidade é subdivido em diversos tipos. Elencamos abaixo os principais e explicamos brevemente cada um deles. Confira!

Leia também: 5 obras para conhecer Chico Xavier

Mediunidade de efeitos físicos 

Neste tipo de mediunidade os espíritos costumam usar as pessoas sensitivas para produzir manifestações. Alguns mediúnicos têm consciência disso, já outros acontecem involuntariamente.

Mediunidade sensitiva ou impressionável 

As pessoas que têm este tipo de mediunidade sentem a presença do espírito, mesmo que não vejam ou escutem. Eles apenas sentem que o espírito está na presença através de sutilezas. Também são capazes de identificar se a intenção do espírito é boa ou má.

Mediunidade clariaudente (ou audiente) 

Este tipo de mediunidade acontece quando o sensitivo é capaz de ouvir os espíritos. Isso pode acontecer de forma sutil como se fosse uma voz interior da própria pessoa ou clara como se fosse outra pessoa falando. Desta forma, inclusive, é possível iniciar uma conversa com o espírito.

Mediunidade clarividente 

Neste tipo de mediunidade, é possível, além de ouvir, também enxergar os espíritos. Cabe a ressalva de que os médiuns não enxergam com os olhos e sim com a alma, o que possibilita que enxerguem inclusive de olhos fechados.

Leia também: Sintomas de mediunidade

Mediunidade psicofônica 

Neste tipo de mediunidade, a pessoa serve como uma espécie de corpo para o espírito, pois este pode se comunicar através dela e falar com as demais pessoas presentes.

Mediunidade de cura 

De tipo mais raro, esta mediunidade pode dar o poder da cura para o sensitivo, recebido através do espírito que teme essa capacidade.

Mediunidade mecânica 

Este tipo acontece quando o espírito consegue mover objetos para informar sua presença. Apesar do sensitivo tê-lo chamado, ele toma controle e move os objetos de acordo com a sua vontade, principalmente quando contrariado.

Mediunidade intuitiva 

Geralmente é observada em médiuns que “recebem” o espírito para transcrever suas ideias e palavras. O médium sente o espírito e consegue repassar tudo aquilo que pretende, ficando como se estive tomado pelo espírito.

Mediunidade de pressentimento 

São sensitivos que têm fortes pressentimentos ou palpites sobre o futuro. Em sua maioria, são advindos de resultados de comunicação oculta. 


Artigo escrito por Roberta Lopes Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

Você pode gostar