Nós que amamos signos já decoramos faz tempo os símbolos respectivos para cada constelação que os representa. Mas de onde vieram esses sinais que fazem nossa cabeça ligar o desenho ao signo respectivo? Falando assim, parece que faremos uma viagem muito complicada e cheia de ideias descabidas. Engana-se! Nossos antepassados foram bem espertos em associar a características de certos animais aos símbolos astrológicos que conhecemos hoje. Para entender, se liga nessa listinha.
Áries: simbolizado pelo carneiro, animal que possui chifres que abrem caminhos e desbravam os pastos e matas por aí. A cabeça é ligada à liderança natural deste signo, falando também de sua coragem agressividade.
Touro: como o nome já diz, o touro carrega toda simbologia desse signo. Eles são fortes, poderosos e atacam quando estão com raiva, irritados ou com ciúmes. Características essas que mostram o lado mais taurino dos nativos desse signo.
Gêmeos: os dois palitinhos representam os gêmeos Castor e Pollux que, graças a Júpiter, receberam um lugar no céu mitológico, segundo a mitologia grega. Também representam a dualidade existe nesse signo.
Câncer: tendo o caranguejo como representação, o símbolo remete aos seios da mulher. Ideia que traz traços da personalidade do canceriano: proteger e nutrir com amor aqueles que ama. A pinças do animal mostram a tendência ao apego e a carapaça protege sua sensibilidade.
Leão: representados por esse animal, que é o considerado o rei da selva, o símbolo se encaixa perfeitamente para os nativos desse signo: corajosos, fortes e líderes natos. Além disso, o porte do animal e sua juba fazem referência à necessidade de estarem sempre em evidência.
Virgem: representado por uma virgem que traz um milho em sua mão, o significado da representação nos remete às qualidades do virginiano em trabalhar duro e colher aquilo que plantou. Única figura feminina do zodíaco, traz a ideia de pureza e perfeição, típicas do signo. O símbolo do signo é uma cobra enroscada, fazendo alusão à queda do paraíso e a culpa humana.
Entenda com mais complexidade a simbologia do zodíaco!
Libra: único signo representado por algo inanimado, a balança faz referência à busca de equilíbrio, típica característica desse signo. A simbologia traz a ideia de medir os pesos, fazer comparações e buscar a justiça nas ações.
Escorpião: representado pelo escorpião e pela águia. Essa simbologia traz a ideia da luta entre o material e espiritual: o escorpião e seu rabo que rastejam pela areia escondendo-se pelo caminho, já a águia se eleva no céu e consegue analisar as manifestações de forma completa.
Sagitário: representados por um centauro, metade humano a outra um cavalo. Mostram-se aqui dois lados: o intelecto racional e sabedoria e a parte animal com sua força e velocidade. O símbolo é uma flecha pronta para o disparo, remetendo ao conceito de transcendência que os nativos do signo buscam.
Capricórnio: originalmente representados pelo animal mitológico Capricornus, um animal com corpo de cabra e rabo de peixe, o signo é simbolizado pela cabra. Este animal é perseverante e determinado: sobem as mais íngremes montanhas. Outra ideia desse conceito é a ambição dos nativos desse signo.
Áquario: representados pelo aguadeiro derramando água e, no símbolo, por duas pequenas ondas, os conceitos apresentados estão ligados à intuição, inteligência, adaptabilidade e criatividade nata. O símbolo nos mostra que o signo é ligado à capacidade de se transformar de forma intuitiva.
Peixes: o símbolo é representado por dois peixes unidos por um cordão. Eles nadam em posições opostas: para cima e outro para baixo. O conceito que traz o símbolo é que vai seguir a vida do pisciano. Ele deve decidir se segue o peixe que nada para baixo e os levará ao caminho mais mundano (vícios diversos e sonhos não realizados) ou o que vai para cima, levando a um patamar de autodescoberta, espiritualidade, amor e compaixão pelo mundo.
Artigo escrito por Juliano Dias de Lima da Equipe Horóscopo Virtual.