Precisamos nos conectar a nossa vida e ao mundo

É um fato de que dependemos do mundo para nossa existência. Precisamos do ar, dos mares, dos rios, das florestas e de todo o ambiente para podermos sobreviver. O ar que está em nossos pulmões é o mesmo que os outros seres respiram.

Contudo, mesmo assim, ainda temos a percepção errônea de que somos separados das coisas do mundo. Sem perceber, geramos sofrimento para nossa vida e para a vida de muitos seres. E neste texto quero abordar esse assunto com você.

Desconexão

A desconexão acontece primeiro com nosso autocentramento. Olhamos apenas para nossas necessidades sem nos preocuparmos com os outros. Não há nada de errado em olhar para nossas necessidades e em nos preocuparmos com nosso bem-estar.

O problema real é quando ficamos olhando apenas para isso, sem ver que outras pessoas sofrem e precisam de nosso olhar. Assim criamos nossas casas separadas da comunidade que nos cerca, pois precisamos é cuidar apenas da nossa vida.

Homem sentado com as duas pernas em cima de uma carteira e com uma coroa e rei na cabeça

Se avançamos nesse nível de desconexão, ficamos desconectados com o tempo. Em vez de estarmos vivenciando o momento presente, fixamos nossos pensamentos no futuro, criando expectativas de que quando tal coisa acontecer realmente seremos felizes. Esquecemos que a vida acontece somente no presente e que futuro e passado são apenas uma invenção da mente. O único momento é o eterno agora.

Outro ponto de desconexão é não nos conectarmos com o ambiente. Acreditamos que podemos viver separados dos rios, das florestas e dos mares. Essa visão transforma as coisas em recursos e, sem perceber, vamos destruindo, queimando, poluindo nosso próprio ambiente, sem perceber que com isso vamos matando as gerações futuras e tornado o mundo mais e mais difícil para se viver.

Entenda para onde seu corpo direciona as suas energias!

De maneira geral, a população humana vive dessa maneira, desconectada dos outros, do tempo e do ambiente, vivendo sem conexão com a vida. A vida é estar conectado no momento presente com as pessoas que estão à nossa volta e gerando cuidado para o ambiente que nos mantém. Se estamos dessa maneira, desconectados, criamos sofrimento, ansiedade, estresse, raiva e muitos outros sintomas que mexem com nossa paz.

Conexão

Ao desenvolvermos uma visão fora do autocentramento, um visão de conexão com as pessoas e os seres à nossa volta, criaremos um rede de relações que se ampliará pela compaixão e pelo apoio de uns com os outros. Essa rede de relações nos promove alegria e bem-estar, pois estamos em conexão com as pessoas e com os seres.

Esse tipo de conexão faz com que prestemos atenção nas pessoas e nos seres que estão à nossa volta, trazendo nossa mente para o momento presente. Aprendemos, então, a apreciar essa conexão com o momento do agora, sem ficar esperando uma vida projetada. Assim vivemos o presente com as pessoas e os seres que estão nesta jornada conosco.

Quatro amigos erguendo as mãos para o alto e rindo

Da mesma forma, o ambiente também se conecta conosco. Olhamos para nosso ambiente como parte de nós, pois não podemos viver sem rios, mares e oxigênio, afinal. Necessitamos do ambiente porque ele faz parte da nossa vida. Ao voltar para essa conexão, aprendemos a cuidar mais de nosso corpo e do ambiente que nos cerca.

Aprenda a ampliar sua mente em momentos de crise

Essa conexão com a vida nos traz felicidade, diminui nossa ansiedade e nos permite ter mais satisfação com nossa vida, promovendo assim mais bem-estar.

Conecte-se com sua vida hoje mesmo.

Confira também: