4 banhos para a ansiedade

A ansiedade é uma reação natural do ser humano. Ela surge em momentos de perigo ou dúvida e serve para nos ajudar a enfrentar situações adversas. Um problema da sociedade atual, porém, é a ansiedade excessiva, que aparece até mesmo nas mais cotidianas situações. Quem sofre de ansiedade excessiva apresenta não apenas os sintomas psicológicos, como preocupação, tensão ou medo, mas até reações físicas como náuseas, dores de cabeça e tremores.

Para aliviar a ansiedade que afeta seu cotidiano, é preciso buscar relaxamento e paz interior. Os quatro banhos a seguir podem ajudar com isso. Eles irão relaxar, energizar e acalmar seu coração. Você pode realizar os banhos mesmo quando não estiver se sentindo tão ansioso, e evitar que ela mesmo chegue a seu dia a dia!

Banho com manjericão 

Potinho com manjericão 

Ingredientes: 

– 1 litro de água; 

– 1 xícara de arroz; 

– 3 galhos de manjericão;

Cozinhe a xícara de arroz em 6 xícaras de água, deixe ferver por 7 minutos, apague o fogo e espere esfriar. Coe a água, amasse os galhos de manjericão e misture-os ao líquido. 

Controlando a ansiedade com os Florais de Bach

Tome banho normalmente. Ao terminar, jogue a água de arroz e manjericão sobre o corpo. Repita esse banho três vezes na semana.

Banho com alfazema 

Óleo essencial de lavanda

Ingredientes: 

– meia bacia de água; 

– um punhado de alfazema;

Lave a alfazema e coloque-a na bacia com água. Esfregue as folhas entre as mãos até que fiquem bem esmagadas e a água esteja com bastante do sumo da erva. Coe o líquido. 

Tome banho normalmente e despeje a água de alfazema assim que terminar, molhe da cabeça aos pés. Esse banho, além de combater a ansiedade, é também muito energético.

Banho com camomila 

Chá de camomila com flores ao redor

Ingredientes: 

– 5 litros de água; 

– um punhado de camomila;

Aqueça a água até começar a levantar fervura. Desligue o fogo e acrescente a camomila. Tampe a panela com um pano e aguarde 20 minutos. 

O método de Ouro contra a ansiedade e a irritação

Tome seu banho como de costume e, ao final, despeje a água de camomila sobre si, do pescoço para baixo. Esse banho pode ser feito a qualquer dia da semana.

 

Banho com malva, erva-doce e mel 

Potinho com erva doce

Ingredientes: 

– 2 litros de água; 

– 1 colher de sopa de mel; 

– um punhado de malva; 

– um punhado de erva-doce;

Misture a água, o mel, a malva e a erva-doce e leve para o fogo. Deixe tudo ferver por 5 minutos. Desligue o fogo e espere a água amornar. Coe o líquido. 

Simpatias para se livrar da ansiedade

Tome banho normalmente e despeje a água sobre si, do pescoço para baixo. Tome esse banho, de preferência, logo antes de dormir. Ele pode ser realizado uma vez por semana.

Utilize o poder relaxador desses banhos sempre que precisar, mas lembre-se de que se a ansiedade persistir, é importante buscar ajuda médica.