Maracujá: significado, propriedades e benefícios

Passiflora edulis é o nome científico do maracujá, uma fruta bastante conhecida no Brasil. Em geral, ele é consumido na forma de suco ou de chá, sendo utilizado com o propósito de acalmar os nervos ou de ajudar a dormir melhor. Entretanto algumas sobremesas como mousse de maracujá também fazem sucesso no paladar dos brasileiros.

O que você encontrará nesse artigo: 

No conteúdo que preparamos, você vai descobrir que essa fruta tem muitos outros poderes e significados além dos que são mais disseminados. Além de conhecer a origem do maracujá, por exemplo, você vai entender melhor quais são as propriedades do maracujá e até como fazer a cultura do maracujá. Continue lendo para expandir seus conhecimentos!

O que é maracujá?

Maracujá é uma fruta originária das regiões tropicais do continente americano. Por esse motivo, é frequente em países como Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Paraguai. Inclusive, o nome “maracujá” vem do tupi, do qual poderia ser traduzido como “alimento na cuia”.

A maneira como os povos indígenas se referiam ao maracujá pode ser explicada pela forma como a fruta é consumida. Depois de ser cortado ao meio, é possível comer o maracujá com uma colher, como se a casca fosse uma cuia e o recheio fosse uma espécie de sopa.

Entenda o poder das flores a partir da religião Wicca

Muitas pessoas não sabem que o maracujá pode ser consumido dessa forma, até porque não é comum ingerir as sementes da fruta, que são indispensáveis se ela for comida in natura. Normalmente, o maracujá é mais consumido em sucos ou em sobremesas.

O maracujá ainda pode ser aproveitado como planta ornamental. A flor de maracujá doce e a flor de maracujá azedo chamam bastante atenção não só pela beleza, mas também pelo significado que podem apresentar, como veremos ao longo do artigo.

Propriedades do maracujá

Você já sabe que o maracujá é uma planta bonita e comestível, mas talvez você não conheça todas as propriedades que ela apresenta. Para começar, o maracujá é rico em potássio, magnésio, vitaminas A e C, fibras e flavonoides, onde está o calmante do maracujá.

Maracujá

Todas essas propriedades do maracujá garantem o bom funcionamento do organismo, favorecendo a pressão arterial, os índices de glicose e de gordura no sangue, o controle da ansiedade e o combate ao envelhecimento precoce. No decorrer do conteúdo, você vai se aprofundar nos detalhes dos efeitos do maracujá em você.

Tipos de maracujá

As propriedades do maracujá podem ser encontradas na maioria dos tipos dessa fruta que encontramos na natureza. Cada um deles apresenta características distintas, que podem envolver a aparência ou o gosto da fruta. Confira:

  • Maracujá azedo: também chamado de maracujá amarelo, é o tipo mais popular da fruta, tendo um sabor ácido e uma casca amarela e enrugada quando está maduro.

  • Maracujá doce: apresenta o tamanho de um mamão papaya e uma casca mais lisa do que a do maracujá azedo, além de ter um sabor adocicado.

  • Maracujá do mato: podendo ser chamado de maracujá da caatinga, é resistente à falta de água e apresenta frutos de casca esverdeada, com a polpa branca e repleta de sementes. Além disso, a flor de maracujá do mato pode ser lilás, vinho ou verde.

  • Maracujá roxo: com um tamanho reduzido em relação aos outros tipos de maracujá, apresenta uma casca roxa e tem um sabor agradável, ligeiramente ácido, estando mais presente em países europeus.

  • Maracujá maçã: também conhecido como maracujá de osso, tem uma casca resistente e se parece com uma maçã verde, apesar de o gosto ser bem mais doce do que o gosto dela.

Para que serve o maracujá

Os diferentes tipos de maracujá podem até ter características variadas entre si. No entanto, a utilidade deles pode ser bem parecida. E para que serve o maracujá? Provavelmente você já conhece o principal uso dessa fruta, que envolve a propriedade calmante da planta, como usar o maracujá para dormir.

Mas, além de regular o funcionamento do organismo, ajustando os níveis de açúcar e de gordura no sangue e de promover uma sensação de relaxamento, o maracujá pode atuar na sua espiritualidade. Nos próximos parágrafos, você vai entender como as religiões interpretam essa fruta poderosa.

Qual é o significado do maracujá

O maracujá não é uma fruta como todas as outras. Na verdade, essa planta tem um simbolismo especial. Na religião católica, a flor de maracujá tem significado marcante. Por essa perspectiva, acredita-se que cada detalhe da planta representa algo importante sobre Jesus, sendo chamada de “Paixão de Cristo”.

Sendo assim, os três estigmas da flor de maracujá fazem referência aos três cravos que prenderam Jesus na cruz. Ao mesmo tempo, as cinco anteras são as cinco chagas e as gavinhas são os açoites. Além disso, o formato da planta remete à coroa de espinhos que Cristo usou na crucificação.

Experimente as melhores dicas para relaxar o corpo e a mente

Outro detalhe da planta que apresenta um simbolismo é a cor da flor. Por ser roxa, está relacionada ao sangue derramado por Jesus Cristo. A fruta do maracujá em si também pode ser analisada com um significado diferente do habitual. Ainda segundo o cristianismo, a fruta representa o mundo de pecado pelo qual Cristo se sacrificou.

Pensando por outro aspecto, mais linguístico, o maracujá pode ser interpretado como a fruta da paixão, sem ser, necessariamente, a paixão de Cristo. Em francês, em inglês e em espanhol, a fruta é chamada de “fruta da paixão”, traduzindo para o português; “passion fruit”, em inglês, por exemplo.

O maracujá na espiritualidade

Com base no significado do maracujá na espiritualidade, que remete à Paixão de Cristo, podemos entender quais são os benefícios do maracujá na espiritualidade. Tenha em mente que ele está relacionada ao momento do sacrifício de Jesus:

  • Abertura de caminhos: o maracujá pode favorecer a abertura de caminhos na espiritualidade, por simbolizar o começo de uma nova era sem pecados.

  • Reconhecimento dos próprios erros: as energias do maracujá garantem que uma pessoa tenha calma para reconhecer os próprios erros, sabendo que não deve cometê-los de novo.

  • Conquista do perdão: o perdão é uma das ferramentas mais importantes de transformação, e o maracujá pode auxiliar no processo de alcançá-lo, tanto com os outros quanto consigo.

  • Encerramento de ciclos: por estar relacionado ao sacrifício de Cristo, o maracujá favorece o encerramento de ciclos que não agregam mais para a vida de alguém.

O maracujá na saúde

Além de conhecer todo o poder do maracujá na espiritualidade, é essencial compreender o significado do maracujá na saúde. Sendo principalmente um calmante, identifique quais são os benefícios do maracujá na saúde:

  • Relaxamento do corpo e da mente: o maracujá apresenta uma propriedade calmante, que garante o relaxamento do corpo e da mente, sendo indicado para dormir melhor.

  • Combate da prisão de ventre: por favorecer o processo de digestão, o maracujá é indicado para aliviar a prisão de ventre, sempre com recomendação médica.

  • Prevenção do envelhecimento precoce: uma vez que apresenta antioxidantes, o maracujá pode retardar o processo de envelhecimento.

  • Controle dos níveis de açúcar no sangue: conhecidos por auxiliarem no controle da diabetes, os compostos do maracujá auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue.

  • Prevenção de problemas cardiovasculares: por ter uma ação reguladora, o maracujá evita o acúmulo de toxinas no organismo e facilita o fluxo sanguíneo.

  • Controle dos níveis de gordura no corpo: por ser rico em fibras, o maracujá garante a redução dos níveis de gordura no organismo, favorecendo o processo de emagrecimento.

Maracujá onde e como usar

Considerando todos os efeitos positivos que o maracujá pode ter no seu organismo e na sua espiritualidade, nada melhor do que descobrir onde e como usar essa fruta. O jeito mais simples é apreciar a flor, caso ela seja uma planta ornamental na sua casa. A observação do maracujá pode te enviar as vibrações da planta em relação à sua espiritualidade.

Suco de maracujá

Você também pode fazer uma meditação observando a flor de maracujá ou sentindo o perfume do óleo essencial feito a partir dessa fruta. Nesse contexto, você só precisa pingar cerca de três gotas nos punhos e espalhar o produto, inalando o aroma que ele libera, enquanto pensa sobre a sua vida.

Caso você prefira trazer os benefícios do maracujá para dentro do seu organismo, relaxando com mais facilidade, você pode comer o maracujá in natura, em uma sobremesa ou na forma de suco de maracujá. No último caso, você pode bater no liquidificador a polpa de um maracujá e dois copos de água, adicionando uma colher de açúcar, se assim desejar.

Como o amargor do maracujá não é o sabor preferido de muita gente, é possível fazer um chá usando a folha de maracujá, que também tem um princípio calmante. Contra a insônia, sob orientação médica, você pode acrescentar um punhado de folhas em uma xícara de água fervente. Quando a preparação amornar, beba antes de dormir.

Outra bebida feita a partir do maracujá é o chá de flor de maracujá. O poder calmante e regulador do organismo é para que serve o chá de flor de maracujá, inclusive. Para prepará-lo, você só precisa depositar um punhado das flores em meio litro de água fervente. Depois de cinco minutos, é só coar, esperar amornar e beber.

Contraindicações e efeitos colaterais do maracujá

Por mais benéfico que o maracujá seja para o corpo e para a mente, existem contraindicações e efeitos colaterais para essa fruta. Gestantes, lactantes e crianças de até 12 anos de idade não devem consumir o produto, bem como aquelas que sofrem de pressão baixa ou que fazem uso de antidepressivos e calmantes.

Mesmo que você não se encaixe em algum desses grupos, o consumo excessivo do maracujá pode resultar em sonolência e em pressão baixa, o que pode causar tontura ou desmaios. Além disso, se você precisar se concentrar em uma tarefa, é possível que o maracujá mais atrapalhe do que ajude.

Como plantar e cuidar do maracujá

Se você quer aproveitar os benefícios do maracujá na sua espiritualidade e na sua saúde, uma boa ideia é plantar a fruta na sua casa. Mas como fazer isso? Vamos te mostrar qual é o melhor local para cultivar a planta e só depois explicaremos como colocar as mãos na terra.

O Brasil é o maior produtor de maracujá no mundo; isso porque o clima tropical é perfeito para essa planta. Ela se dá bem sob o sol pleno e precisa de um solo úmido e bem nutrido para crescer bem.

Outra informação essencial sobre o maracujá é que essa planta precisa de apoios para se desenvolver, já que ela é uma espécie de trepadeira. No local onde você vai plantar o maracujá, é preciso construir uma espaldeira. Para isso, coloque estacas de três metros de altura fincadas no chão, a cada cinco metros, com arames presos a elas.

Em relação às pragas, é importante depositar algumas cebolas na terra para evitar a proliferação delas, que são comuns na folha de maracujá. Por outro lado, as abelhas que a flor de maracujá atrai são importantes para a fruta. Então, se você tem medo desses insetos ou não quer que eles fiquem por perto na sua casa, é melhor não cultivar o maracujá. Tendo essas informações em mente, você já pode se preparar para o plantio.

Em uma sementeira de dois centímetros de profundidade, deposite terra e cinzas de madeira. Depois, umedeça o solo e coloque entre quatro e seis sementes entre os recipientes. A germinação dessas sementes vai demorar entre 45 e 70 dias. Nesse período, o solo deve ser mantido úmido, mas nunca encharcado.

Faça um exercício de relaxamento usando as flores

Com a espaldeira já montada e o solo fértil, faça covas que tenham entre 40 e 60 centímetros de profundidade e com uma distância de cinco metros entre uma e outra, adubando bem o terreno. Depois de 10 dias dessa preparação, é possível plantar as mudas mais desenvolvidas.

Por cima da terra que fica sobre as sementes, é preciso colocar grama ou folhas secas, para proteger o solo do ressecamento. Ao longo do tempo, é interessante podar os galhos mais altos, com o objetivo de tornar o maracujá mais produtivo. Se as abelhas mamangava não estiverem realizando a polinização das flores, você deve, com a ponta dos dedos, levar o pólen de uma flor para a outra.

Depois de seis ou nove meses do plantio, o maracujá já pode ser colhido. Normalmente, a fruta cai no chão quando está madura. Porém, se permanecer muito tempo no solo, poderá ficar murcha. Certifique-se de colhê-la no tempo certo.

Mitos e verdades sobre o maracujá

Todas as informações que você coletou até aqui vão te ajudar a diferenciar os mitos das verdades sobre o maracujá. Aprenda mais sobre cada um deles, a seguir:

  • Faz mal comer maracujá puromito — qualquer pessoa pode comer maracujá puro, desde que ele esteja maduro.

  • Maracujá dá sono — verdade — o maracujá apresenta uma propriedade calmante, podendo ser utilizado para induzir o sono, com indicação médica.

  • Maracujá roxo existe — verdade — mais comum na Europa, o maracujá roxo tem a casca nessa cor.

  • Maracujá é a fruta do amor — mito — o maracujá é conhecido como a fruta da Paixão de Cristo, não da paixão romântica.

  • Maracujá prende o intestino — mito — o maracujá é uma fruta que regula o intestino, combatendo a prisão de ventre.

  • Maracujá maçã é amargo — mito — o maracujá maçã se parece com uma maçã verde por fora, mas tem um sabor mais adocicado do que a outra fruta.

Com base no conteúdo apresentado, você já sabe tudo sobre o maracujá, a planta que representa a Paixão de Cristo e que tem poder calmante. Para conhecer mais sobre as outras plantas que compõem o Oráculo Floral, desvendando os benefícios que elas trazem e o que representam na sua vida, cliquem nos links abaixo!

Confira também: