15 atitudes sustentáveis e ecológicas

Enquanto vivemos, o meio ambiente pede socorro. Não é novidade que precisamos nos conscientizar mais sobre os estragos que causamos ao planeta Terra, e que precisamos procurar todos os meios possíveis para apaziguar os danos, por menor que sejam as nossas atitudes. Sendo assim, conheça agora 15 atitudes que você pode tomar para tornar o mundo um lugar melhor!

1. Economize água

Torneira de uma pia de cozinha aberta, com água caindo.

Isso significa desligar a torneira na hora de lavar louça, escovar os dentes, tomar banhos mais rápidos, e prestar mais atenção na hora de lavar o carro.

2. Recicle seu resíduo orgânico 

Pessoa fazendo compostagem.

Pesquise sobre como fazer compostagem. Essa é uma forma de você mesmo reciclar seu resíduo orgânico e usá-lo para adubar suas plantas e flores.

Aprenda a tornar sua cozinha mais sustentável

3. Utilize lâmpadas fluorescentes

Lâmpadas enfileiradas.

Essas lâmpadas são mais econômicas, e poupam seu bolso em torno de 65% em comparação ao gasto energético das demais lâmpadas.

4. Reduza o consumo de papéis

Cesto de lixo cercado de papeis amassados.

Tanto na empresa quanto em casa, seja criterioso com o que realmente necessita ser impresso, e tente economizar os papéis utilizados usando a folha frente e verso.

5. Tente fazer home office

Mulher sentada em uma mesa usando o computador e bebendo em uma caneca.

Você ficará mais feliz ao mesmo tempo em que deixará o meio ambiente mais contente, sendo uma pessoa a menos emitindo poluentes.

5 plantas que vão purificar o ar da sua casa

6. Se possível, utilize transporte coletivo

Pessoas sentadas em um ponto de transporte público.

Ainda que o transporte possa ser de má qualidade, tente usá-lo. Caso realmente seja inviável, tente usar o transporte público aos fins de semana já que costuma ser mais tranquilo.

Entenda os benefícios de ir ao trabalho de bicicleta para a sua vida

7. Revise seu carro regularmente

Mecânico devolvendo as chaves do carro.

Ao revisar seu carro, você economiza tanto no combustível quanto na emissão de CO2 na atmosfera.

8. Diminua o consumo de energia

Pessoa desligando um interruptor na parede.

Não esqueça de apagar a luz ao sair dos ambientes, não deixe aparelhos consumindo energia na tomada, desligue o ventilador depois de usar etc.

9. Utilize sacolas reutilizáveis

Homem segurando uma sacola reutilizável com materiais recicláveis.

Plástico é um dos maiores poluidores do meio ambiente, por isso tenha suas sacolas reutilizáveis e deixe ao menos uma em todas as suas mochilas e bolsas. Isso realmente faz uma grande diferença.

10. Procure eletrodomésticos com o selo Procel

Selo Procel.

Esse selo vai te ajudar a identificar os equipamentos com maior eficiência energética, diminuindo, assim, seu consumo de energia em casa ou no trabalho.

11. Recicle 

Cestas de lixo reciclável

Tente fazer a coleta seletiva. Se não for possível, ao menos tente separar o lixo reciclado do orgânico. Caso tenha crianças, brinque de reciclar com elas. Existem muitas atividades que reaproveitam caixas de leite, garrafas pet, rolos de papel higiênico etc.

Reutilize suas garrafas para fazer água solarizada! Aprenda como

12. Compre inteligente

Mercado local de frutas e produtos artesanais.

Existem alguns produtos que podem ser nocivos ao meio ambiente, por isso tente evitá-los. Na hora de escolher, opte por produtos biodegradáveis, ou que não façam testes em animais.

13. Tenha uma caneca ou copo na empresa

Mesa de trabalho com caneca reutilizável.

A fim de abolir o máximo de plástico das nossas vidas, evite os copos desse material. Utilize seu próprio copo ou caneca, quando estiver no trabalho ou na academia, por exemplo.

14. Faça trabalho voluntário

Voluntário recolhendo uma garrafa plástica da praia.

Existem muitos mutirões que promovem a limpeza das nossas praias ou campos. Sempre que possível, tente comparecer! Do contrário, tente contribuir com campanhas online ou assinando abaixo-assinados que signifiquem algo para você.

Saiba como fazer sua parte para melhorar o mundo

15. Incentive e inspire seus colegas 

Quatro amigos segurando um cartaz do planeta Terra.

Com pequenas ações podemos mudar o mundo! Sendo assim, tente incentivar seus colegas a fazer o mesmo, já que nada disso exige um grande esforço. Lembre-se: ser uma pessoa ecológica é só uma questão de consciência e hábito!