Portal Reiki

Menu

Níveis do Reiki

Existem muitos caminhos que ensinam a energia REIKI e cada um possui diferentes níveis.

É o caso do AIRA (American International Reiki Association), criado pela mestra HawayoTakata, que foi uma das principais responsáveis pela divulgação do Reiki em todo mundo. O AIRA divide o Reiki em sete níveis, e seus mestres só podem iniciar outros mestres com autorização da grã-mestre.

Existe também a REIKI ALIANCE, que ensina seus reikianos que existem três níveis apenas do Reiki, como no método ensinado pelo seu criador Dr. MikaoUsui, sendo o último nível dividido em dois sub-níveis. Eles não precisam de autorização para formar outros mestres.

Há ainda outros grupos que se denominam Mestres tradicionais ou independentes. Esses não quiseram seguir as diretrizes das organizações anteriores, seguindo suas próprias doutrinas.

O método original criado pelo Dr. MikaoUsui constitui de três níveis, sendo o último dividido em dois subníveis. Colocarei aqui somente esses, pois é a linha que trabalho do REIKI Tradicional métodoUsui. Vamos a eles:

Reiki nível 1 – SHODEN – O Despertar

Esse é o primeiro passo que o iniciado dá em direção a uma nova percepção da vida e do cosmos. Nesse nível o iniciado tem aberto os sinais em suas mãos por onde ele irá canalizar a energia do Reiki.

Qualquer pessoa pode receber o Reiki. Assim que sintonizadas com essa energia, basta realizar a imposição de mãos para começar a canalizar sua energia para a cura. O poder da canalização, o nível de sintonia, será maior à medida que o iniciado busque a conexão com seu interior. Quanto mais o iniciado quiser auxiliar o próximo e o planeta com a energia, mais ele entra em contato com o verdadeiro poder da cura do Reiki. Após receber o primeiro nível, o iniciado passará por um processo de purificação de 21 dias, no qual terá que realizar a aplicação em si mesmo para alinhamento de suas energias.

É comum durante esse tempo de purificação ocorrer catarses, como enjoos, dores de cabeça, tonturas, etc. Isso porque o campo áurico do iniciado está sendo limpo e essa é uma das formas que nosso organismo encontra para realizar a limpeza. Em algumas escolas o iniciado recebe o primeiro símbolo de canalização, em outras, apenas após o segundo nível. As duas formas estão corretas.

Reiki Nível 2 – OKUDEN – A Transformação

Nesse nível o iniciado receberá mais três símbolos em suas mãos, O CHO-KU-REI, o SEI-HEI-KI e o HON-SHA-ZEN-SHO-NEN (para maiores informações sobre os símbolos clique aqui).

Os Símbolos servem para que o reikiano nesse nível consiga realizar cura com mais eficácia, trabalhando também os corpos, emocional, psicológico e espiritual e não somente o físico como no nível 1.

O Reikiano agora pode enviar a energia reiki através do tempo e do espaço, ou seja, de longas distâncias. Nesse nível o reikiano terá que passar novamente pelo processo de purificação de 21 dias.

Nível 3A – SHINPIDEN – A Realização

Esse nível é o mestrado, ou também o nível do mestre interior. Nesse nível, o reikiano aprenderá o Símbolo do Mestre Interior – O DAI-KO-MYO (para maiores informações sobre os símbolos clique aqui).

O poder desse símbolo permite ao reikiano a usar energia para realizar seus desejos e sonhos. Esse é um passo importante, pois a energia enviada ao reikiano aumenta consideravelmente. É indicada a realização de práticas de desenvolvimento espiritual e pessoal, como a meditação.

O símbolo recebido permite que o reikiano possa enviar a energia para multidões, cidades e até mesmo países inteiros.

Esse é o nível no qual a percepção de seu próprio karma aumenta. O reikiano é capaz de alcançar seu próprio karma e sua verdade interior.

Nível 3B – SHINPIDEN SENSEI – O mestrado

Esse nível, também chamado de o “professor espiritual” ou o “doutorado”, permite que o reikiano inicie outra pessoa no caminho do reiki, abrindo nas mãos de seu iniciado a canalização da energia Reiki de cura, amor e paz.

Nesse nível, o reikiano receberá o quinto símbolo, o RAKU. Esse símbolo possui o poder da iniciação (para maiores informações sobre os símbolos clique aqui).

Esse nível requer maior compreensão do Reikiano, pois esse não deve ser rotulado como mestre ou guru, mas sim um professor que dá início a jornada de outra pessoa pelo lindo caminho do Reiki.

Anterior Próximo
Erickson Rosa

Terapeuta

Erickson Rosa

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.

E-mail: [email protected]

Site: coachmatinal.com.br

Você pode gostar

Quem você seria no Big Brother Brasil? Faça o teste!

Demonstrar ou mendigar amor?

Como a Umbanda explica o início de tudo?

A generosidade verdadeira contagia quem está ao redor!

Sonhar com igreja: o que isso pode significar?

Como funcionam nossos instintos de autopreservação?