O homem de Capricórnio

Disciplinados, sérios e um tantinho conservadores: esses são os homens nativos do signo de Capricórnio, que são muito focados em seus objetivos e estão sempre prontos a estender a mão para as pessoas queridas que estejam passando por momentos de aperto e dificuldade.

Para ajudar você a conhecer todos os detalhes desse homem sério, mas nem por isso menos fascinante, preparamos um artigo que explora todas as características do capricorniano — da vida profissional à relação com a família. Entenda, com este artigo, quem ele é e como se comporta!

Características gerais

Homem de terno falando no celular dentro do carro

As características pelas quais todo capricorniano é conhecido são seu foco e sua concentração para conquistar tudo aquilo que deseja. Isso tem outra consequência para o homem capricorniano: ele é uma pessoa que se cobra bastante no início da vida, na adolescência e no início da vida adulta, mas aprende a pegar mais leve consigo mesmo conforme vai envelhecendo e amadurecendo.

Se você está procurando um homem sério, vai encontrar isso no nativo de Capricórnio, que é uma pessoa centrada e que vai agir com bastante respeito, sempre cumprindo suas promessas e levando qualquer tipo de relação a sério. O ponto negativo disso é que essa seriedade também se reflete no modo como ele se relaciona, que é menos afetuoso e divertido, mas nem por isso menos amoroso.

Aprofunde-se nos detalhes do signo de Capricórnio

Disciplina e organização são palavras de ordem para esse homem, e isso se traduz das mais diversas formas na rotina e na vida dele. Ele não gosta de ambientes desorganizados, de relacionamentos confusos, não gosta da falta de compromisso que outras pessoas possam a vir a ter com ele. Além de exigir de si mesmo essa disciplina e essa organização, ele costuma esperar o mesmo das pessoas com quem se relaciona.

Por causa dessas características, o homem de Capricórnio acaba sendo um tanto quanto mandão e autoritário, exigindo que sua voz seja ouvida acima da voz de outras pessoas com frequência. Por isso é que eles costumam preferir trabalhar e, às vezes, até viver sozinhos, a não ser que encontrem pessoas que ajam e/ou trabalhem de maneira semelhante à dele.

É possível dizer que o homem capricorniano é o mais conservador do Zodíaco, e isso acontece em todas as áreas de sua vida. Em relacionamentos, ele só se envolve com alguém se for uma relação séria, pensando em casamento e tudo. Na vida profissional, busca construir uma carreira. Rolê para passar o tempo e se distrair? Nem pensar! Ele só sai de casa se tiver um ótimo motivo para fazer isso.

Capricorniano no amor

Casal de namorados de mãos dadas no topo da montanha

A primeira coisa que o homem capricorniano avalia na pessoa com quem está se envolvendo é: quão seriamente a outra pessoa deseja se envolver? Esse homem não tem tempo a perder com relações casuais ou com pessoas que somente estão interessadas em sexo ou em viver aventuras. Se você quiser construir algo sério com alguém, ele pode ser a sua escolha ideal!

Como o nativo de Capricórnio tem esse jeito disciplinado, organizado e focado, ele também vai esperar isso de uma relação, portanto é bem difícil que acabe se envolvendo com pessoas que sejam opostas a isso, mais caóticas, simplesmente porque a convivência vai ser realmente impossível.

Apesar de não ser muito carinhoso e afetuoso com palavras românticas ou com abraços repentinos e outras demonstrações públicas de afeto, o homem de Capricórnio está sempre demonstrando seu amor na maneira como cuida da pessoa que ama e providencia a ela conforto e o que mais for necessário para que ele perceba que ela está mais tranquila, confortável e amada.

Capricorniano na vida profissional

Homem trabalhando em seu escritório

Normalmente, os nativos de Capricórnio têm trabalho como sobrenome. Todas aquelas características de disciplina, comprometimento e organização que fazem parte da personalidade deles costumam ser direcionadas para a vida profissional, então eles estão sempre preocupados com a carreira e procurando oportunidades de evoluir e de conquistar o sonhado crescimento que estão sempre desejando.

Por serem mais conservadores, áreas que exigem que a pessoa fique saltando de emprego em emprego não costumam atrair os capricornianos. A personalidade deles tende mais a buscar a estabilidade e o crescimento em uma empresa, em uma profissão ou em sua própria empresa.

Aprenda o que define a mulher de Capricórnio

E essa é outra coisa bastante importante sobre eles em relação ao trabalho: como são autoritários, bastante disciplinados e exigem isso das pessoas ao redor, eles costumam ter uma veia empreendedora e cultivam a vontade de arregaçar as mangas e abrir seu próprio negócio, para que possam fazer as coisas da maneira como acham que elas devem ser feitas.

Capricorniano com os amigos

Amigos tomando café em casa

O homem capricorniano raramente será visto por aí em rolês com gritaria, gargalhadas e até altas horas da madrugada. Ele costuma receber os amigos em casa, prefere beber um vinho a outras bebidas alcoólicas mais pesadas e tende a preferir a intimidade de poucos amigos em vez de grupos grandes ou de ambientes em que precisem se relacionar com pessoas desconhecidas.

Assim como em seus relacionamentos amorosos, ele prefere se relacionar com amigos que tenham uma mentalidade, um estilo de vida e uma rotina parecidas com os dele, então costuma se cercar de pessoas focadas, determinadas e comprometidas em suas vidas. Com isso, ele sente que seus amigos o ajudam a continuar evoluindo — e, é claro, que ele faz o mesmo por eles.

Apesar de não ser muito afeito a abraços ou grandes textões declarando amizade no Facebook, o capricorniano é um dos melhores amigos que você pode ter, porque ele sempre vai estender a mão quando você precisar. Para ele, não tem tempo ruim, e ele vai fazer o possível e o impossível para ajuda-lo em um momento de necessidade, caso você o procure.

Capricorniano com a família

Familia sorrindo sentados juntos no sofá

Por preferir passar a maior parte do tempo entre a casa e o trabalho, o capricorniano costuma ter uma relação sólida, estável e bastante harmoniosa com sua família, que tende a ser o centro de sua vida. Ele ama estar perto deles, e o lar costuma ser o lugar onde se sente seguro, protegido e acolhido.

Boa parte da determinação e do foco que ele emprega em sua vida profissional vêm do seu desejo de providenciar uma vida melhor para sua família, o que ele faz sem medir esforços. Não importa qual seja o problema pelo qual seus amados familiares estejam passando, ele vai encontrar uma maneira de ajudar e de estender a mão para ajudar todos os envolvidos.

Um possível motivo de desavença na família, seja na relação com pais e irmãos, seja no relacionamento com esposa/marido e filhos, é sua maneira autoritária de impor o seu jeito e organizar as coisas e de agir. Como costuma exigir que tenha a última palavra em qualquer assunto, pode ser difícil negociar certas liberdades e flexibilidades com ele.

Os desafios do homem de Capricórnio

Homem em seu escritório olhando pela janela

O principal desafio do nativo de Capricórnio, que está à frente de qualquer outro desafio que ele possa enfrentar em sua vida, é pegar mais leve — em todos os sentidos possíveis. Seja nas cobranças com as pessoas, seja nas exigências consigo mesmo e até mesmo com a vida. Sim, nossa caminhada envolve esforço e trabalho duro, mas também tem seus prazeres e momentos bons, que devemos aproveitar sem culpa.

Outro grande desafio é tentar parar de impor ao outro o que acha bom para si mesmo. Não é porque o capricorniano ama estar com a casa limpinha e com os móveis naquele e naquele outro lugar que todo mundo precisa querer o mesmo. Desenvolver sua capacidade de dialogar e de criar pontes para que seus desejos encontrem os desejos do outro é essencial para esse homem.

Por fim, abrir-se um pouco para o inesperado e para experiências diferentes pode ser bastante útil para esse homem, que precisa entender que seu conservadorismo, às vezes, o impede de viver experiências de vida que podem mudar sua existência e fazer a vida ter um pouquinho mais de cor.

Conheça as características que encantam o capricorniano

Essas são as principais características do homem de Capricórnio! Você conhece algum e pode compará-las para identificar se são (ou não) verdadeiras? Lembre-se: essas são apenas características mais generalizadas dessas pessoas, então não leve isso a sério demais nem se afaste de ninguém por esse motivo. O mapa astral (e as pessoas!) é muito mais do que o signo solar!

Confira também: