Plutão em Virgem

Você crê em Astrologia? Se sim, sabe que o signo solar é aquele que define os contornos essenciais da nossa personalidade, mas são os outros astros e planetas que regem as particularidades de quem somos. Plutão, por exemplo, é um planeta que, apesar de ser muito pequeno, tem grande potência energética sobre nós, porque representa aquilo que há de mais profundo em nosso ser, o que é mais íntimo.

Sinteticamente, Plutão é o planeta que define os aspectos da nossa personalidade que não controlamos (o que está relacionado ao fato de que ele é o planeta mais distante da Terra em nosso Sistema Solar), pois estão alheios às nossas vontades, já que são tão profundos e definidores de quem somos. Cabe a nós decidir se viveremos em sofrimento por entrar em confronto com essa nossa essência ou se faremos as pazes conosco e viveremos em paz com o que Plutão nos faz enxergar sobre nós.

Significado de Plutão em Virgem

Afinal de contas, o que significa ter Plutão em Virgem? Antes de mais nada, significa que, no momento do nascimento da pessoa que tem Plutão em Virgem, esse planeta estava posicionado na constelação virginiana, então são as características de Virgem que regerão as particularidades que Plutão impõe sobre essa pessoa.

Plutão em Virgem no Mapa Astral

Mulher olhando para o espelho passando creme no rosto

As pessoas influenciadas por Plutão em Virgem dão muita importância à saúde, aos cuidados com o corpo e ao lado psicológico, porque sentem uma necessidade grande de viver uma vida equilibrada. São pessoas autossuficientes e que conseguem resolver bem os seus problemas sem precisar da ajuda e dos conselhos de outras pessoas. Por serem muito fechadas em si mesmas e por sentirem que precisam estar sempre afiadas para resolver seus problemas, são pessoas com nível e desempenho intelectual bastante alto, apesar de serem bastante sistemáticas e um pouco inflexíveis em relação ao modo como vivem e desempenham suas atividade, especialmente as de rotina. Por fim, são pessoas bastante críticas consigo e com as outras, porque estabelecem padrões muito altos em todos os aspectos da vida.

Descubra mais sobre cada uma dessas características de Plutão em Virgem no tópico abaixo!

Características de Plutão em Virgem

Mulher meditando sentada no chão

Equilíbrio é, provavelmente, a característica mais atuante na personalidade da pessoa influenciada por Plutão em Virgem, sobretudo o equilíbrio em relação à saúde, seja a saúde física ou a saúde mental. Quando sente que não está 100%, que não está vivendo uma vida equilibrada em relação a atividade física, dieta e cuidados consigo mesmo e com sua saúde mental, essa pessoa pode sentir um grande incômodo e um enorme vazio.

Essas pessoas são bastante autossuficientes, ou seja, é claro que gostam de estar perto de seus amigos, de seus entes queridos e de seu parceiro afetivo, mas elas apreciam bastante estar consigo mesmas e fazer programas que a façam se sentir conectada à sua própria essência e a quem são de verdade. São pessoas que não gostam de pedir conselhos e só pedem uma mãozinha em momentos de extrema necessidade.

Você também pode gostar:

Por serem autossuficientes, essas pessoas sabem que precisam cuidar muito bem de si mesmas, do seu intelecto, da sua saúde e do seu emocional, então buscam sempre estudar, aprimorar-se e seguir o caminho do autoconhecimento e do ganho intelectual. São pessoas, portanto, muito inteligentes e de alto nível intelectual. Isso as torna não somente pessoas interessantes e afiadas intelectualmente, mas também pessoas resilientes, que conseguem lidar muito bem com problemas e superar desafios com desenvoltura.

Como são muito fechadas em si mesmas, essas pessoas costumam ser sistemáticas e tendem a ter seus próprios processos um tanto quanto inflexíveis para fazer suas atividades, o que pode causar estranheza e atrito com algumas pessoas, especialmente nos setores profissional e acadêmico. Essa característica faz com que elas não sejam muito boas em trabalhos em grupo ou que exijam parceria e união, já que tendem a achar que podem fazer tudo sozinhas.

Os padrões dessas pessoas são muito altos, então elas costumam ser muito críticas tanto consigo mesmas quanto com outras pessoas. Essa é outra característica que pode causar alguns entreveros com outras pessoas, já que elas frequentemente não sabem dosar seu nível de criticidade e podem pegar pesado com os outros às vezes. Esse traço da personalidade, somado ao anterior, pode fazer com que essas pessoas sejam vistas como antissociais, isoladas, solitárias ou de difícil convivência.

Trânsito de Plutão em Virgem

Mulher em frente a um computador trabalhando e tomando café

O trânsito mais recente de Plutão em Virgem aconteceu entre os anos de 1957 e 1971. A maior mudança que o mundo viu se deu por causa da popularização dos processos de computação e de automação, causadores de mudanças nos meios de produção, especialmente de produção em massa, o que gerou grandes greves trabalhistas, porque o ser humano temia perder o seu emprego para as máquinas. Outra crescente mudança de comportamento foi uma preocupação maior com a natureza e com o meio ambiente. Houve tratados para controlar o uso de bombas nucleares no mundo, o início da tentativa de encontrar uma cura para o câncer e, culturalmente, o surgimento de uma banda que segue influenciando a música até hoje: The Beatles.

O próximo trânsito de Plutão por Virgem deve acontecer somente por volta do ano de 2190.

Desafios de Plutão em Virgem

Mulher olhando para um pedaço de espelho

O primeiro grande desafio dessa pessoa é lidar com o traço crítico de sua personalidade, a começar pelos altos padrões que estabelece para si mesma e que podem causar frustrações, mas passando também pelas expectativas que têm em relação a outras pessoas, o que pode estremecer relações.

O segundo grande desafio é ser mais flexível para lidar com todos os aspectos de sua vida, porque ser inflexível e sistemático demais pode causar bastante infelicidade e decepções, já que a vida está sempre apresentando surpresas e exigindo jogo de cintura de todos nós.

Um último aspecto que merece atenção é que ficar sozinho e ser autossuficiente não é ruim se lhe faz mal, mas não sinta solidão se há pessoas com quem você pode contar e que certamente lhe estenderão a mão, se for preciso. Apoio é fundamental.

 
 

Confira também: