Vênus em Aquário

Eles colocam a liberdade e a valorização de sua independência acima de tudo e frequentemente são chamados de frios. Esses são os aquarianos, certo? Além disso tudo, eles são conhecidos por usarem a razão acima da emoção e por serem bastante inflexíveis quando acreditam bastante em alguma coisa. Esses são apenas alguns traços da personalidade de quem tem Aquário como signo solar, um signo que é regido por Urano e que tem o Ar como seu elemento.

Se você conhece um pouquinho de astrologia ou já leu um Mapa Astral, sabe que o signo solar é responsável poder definir os contornos gerais de quem somos e da nossa personalidade, mas são os outros astros e os planetas os responsáveis por dar mais detalhes a respeito de quem somos em determinadas áreas mais específicas de nossas vidas. Se você recebeu o seu Mapa Astral e descobriu que tem Vênus em Aquário, descubra o que isso significa sobre você e sobre a sua vida amorosa.

O que Vênus representa no Mapa Astral?

Imagem de Vênus no espaço, com ondas de calor ao seu redor.

Antes de entender o que significa ter Vênus especificamente em Aquário, você precisa entender o significado do planeta vermelho em seu Mapa Astral, de maneira geral. Na introdução foi explicado que cada elemento do Mapa Astral indica algo sobre a nossa personalidade. O Sol, por exemplo, é o responsável por definir os contornos mais gerais de quem somos, por isso é que usamos o signo solar para dizer de qual signo somos nativos. Mas são os planetas e a Lua os responsáveis por apontar as especificidades de quem somos. Vênus, por sua vez, indica o modo como lidamos com o nosso lado mais romântico e mais amoroso, então diz muito sobre quem somos num relacionamento amoroso.

Por ser um planeta associado ao feminino, todas as características que serão listadas abaixo afetam as mulheres de maneira mais intensa, muito mais intensa, porque potencializa os traços da personalidade de quem tem o planeta do amor nessa posição. Entre os homens, não há potencialização mas as características são as mesmas. Além do que já foi explicado no tópico anterior, é importante saber que Vênus também está relacionado ao modo como entendemos e sentimos paz, beleza e harmonia na vida.

O que significa Vênus em Aquário no Mapa Astral?

Afinal de contas, qual é o significado de ter Vênus no signo de Aquário? Significa, de maneira geral, que Vênus transitava o signo de Aquário no mesmo momento em que você veio ao mundo, o que faz com que esse signo afete o modo como você se relaciona romanticamente e potencialize as características explicadas a seguir, caso você seja mulher, além dos outros traços que listamos no tópico anterior. Se o seu Mapa Astral apontou que você tem Vênus em Aquário, entenda como isso afeta a sua personalidade e o seu processo de autoconhecimento.

Vênus em Aquário: características

Árvore com sua copa podada em formato de coração, com suas folhas vermelhas. O campo onde está a árvore também é completamente vermelho.

Há pessoas que acabam focando bastante no amor romântico em suas vidas, então deixam de lado muitas outras coisas e muitos outros jeitos de amar. Esse definitivamente não é o caso da pessoa que tem Vênus em Aquário, porque ela sente uma necessidade muito grande de explorar todos os amores possíveis, por isso costumamos dizer que o amor dela é universal. Ela está ligada ao seu par, aos seus amigos, aos seus familiares, às causas que apoia, ao mundo… Enfim, a tudo!

Essa é uma pessoa que coloca a razão na balança, para promover um equilíbrio entre lógica e sentimento, então ela tem muito pouco apego a questões físicas e sexuais, por exemplo, na hora de considerar um parceiro estável ou mesmo um lance casual. Ela vai levar tudo em consideração: afinidade com a pessoa, possibilidade de crescimento que aquela pessoa vai proporcionar e se poderá exercer sua liberdade livremente.

Descubra o planeta regente de cada signo

E aí chegamos nesse aspecto muito importante da vida das pessoas que têm Vênus em Aquário: a necessidade de liberdade. Muita gente associa esse lance de liberdade a infidelidade a uma irreal necessidade de estar sempre se relacionando com pessoas diferentes, às vezes mesmo estando em um relacionamento. Mas a verdade é que o desejo por liberdade de quem tem Vênus em Aquário vai muito além disso: é uma vontade de conhecer a vida, de explorar o mundo e todas as possibilidades que eles têm a oferecer, então qualquer pessoa que o impeça de exercer livremente esse anseio será cortada de sua vida.

Essa necessidade de liberdade pode, muitas vezes, ser interpretada como frieza por pessoas que não estejam acostumadas com o jeito desapegado de ser das pessoas que têm Vênus em Aquário, mas não é bem assim. Apesar de parecer que elas se livram de pessoas e situações, a verdade é que elas só deixam para trás aquilo que limita sua necessidade de ser livre ou que representa mais do mesmo, porque o que ela quer mesmo é sempre estar explorando.

Como conquistar Vênus em Aquário

Pessoas que sejam muito sufocantes e grudentas não combinam com quem tem Vênus em Aquário, e aqui não estamos falando somente de relacionamentos amorosos, mas também de relações de amizade ou familiares, por exemplo. Essas pessoas adoram estar perto de quem amam, mas precisam bastante de um espaço para si mesmas e para curtir sua independência e sua necessidade de explorar o mundo e a vida.

Vênus em Aquário no amor

Homem e mulher sentados em parque, jogando folhas secas um no outro.

Antes de mais nada, a pessoa que deseja se relacionar com alguém que tem Vênus em Aquário precisa não só aceitar a necessidade de liberdade que eles têm, mas se empolgar com as aventuras deles e querer fazer parte, na medida do possível. É preciso entender também que não há espaço para ciúmes ou para chamegos demais nesse relacionamento.

Não que eles vão ser mais frios! Assim como qualquer casal, esse também terá seus momentos de carinho e de amorzinho, de insegurança e de problemas, mas, no geral, essas pessoas preferem evitar isso, porque sentem que têm coisas mais importantes com as quais se preocupar.

Não pense que essa pessoa vai te tratar de maneira fria. Se vocês saírem juntos para jantar em algum lugar, você vai ser o centro da atenção e do amor dela, mas se rolar um cinema, ela é daquela que presta atenção no filme. No rolê com os amigos, ela quer dar atenção para todo mundo, porque sabe que vai te dar muita atenção quando vocês estiverem sozinhos.

Entenda o significado de Vênus na sinastria

Não tente controlar o modo como ela age nem dramatize isso. Se você entender e aceitar tudo isso, os dois vão se sentir livres, leves e soltos para voar sem limites e sem pressa, mas sempre com o objetivo de retornar ao ninho e compartilhar as descobertas com o seu amor.

Vênus em Aquário na vida profissional

Um emprego que a possibilite estar envolvida em muitos projetos ou fazer atividades diferentes, relacionando-se também com pessoas diferentes, é a melhor oportunidade para essa pessoa, que precisa sentir que está sempre explorando novas possibilidades e novas pessoas.

Ela se preocupa muito pouco com a harmonia do ambiente de trabalho e com a relação com os colegas de equipe, porque está mais focada em entregar os resultados esperados e em seu próprio processo de crescimento e de autoconhecimento.

Essa pessoa se deixa levar muito pouco por fofocas e por apego a determinadas tarefas ou colegas. Se ela precisa mudar de setor, vai mudar numa boa. Se precisa interromper uma tarefa no meio porque é necessário começar uma nova, vai fazer isso sem hesitação. A razão sempre estará na frente da emoção.

Os desafios de Vênus em Aquário

Mulher andando em montanha, a beira de um penhasco, com os braços abertos, e sozinha.

O principal desafio dessa pessoa é saber dosar essa necessidade de liberdade, e os motivos são dois: o primeiro é que esse desapego pode acabar machucando pessoas e as expectativas delas. Então é preciso sempre considerar os sentimentos delas e as consequências das suas ações que as envolva. O segundo é que ficar fincado em suas raízes é ruim, mas não ter raiz nenhuma é tão ruim quanto a opção anterior, então é preciso encontrar o equilíbrio entre ir e voltar, entre ficar e partir.

Conheça as 8 atitudes aquarianas que ninguém entende

Outra coisa é saber manifestar esse desapego de maneira mais equilibrada. Sim, a gente não deve se importar com o que os outros pensam de nós, mas não queremos que as pessoas fiquem se afastando ou que decidam nem se aproximar por causa de um medo da nossa suposta frieza.

Por fim, considerar a razão é sempre essencial diante de um problema, porque ajuda a medir as consequências, os lados positivos e os lados negativos de cada ação. Mas o emocional e o sentimental são importantes também, então não se deixe guiar apenas pelo cérebro, porque as melhores decisões são tomadas quando mente e coração sentam e chegam a um meio-termo justo.

Confira também: